terça-feira, 19 de maio de 2009

Energia Eólica e Sustentabilidade



Por: Fabrizio A. Ribeiro

O olhar sobre o projeto de Energia Eólica do estado do Ceará serão considerados as sete dimensões da sustentabilidade (ecológica, econômica, social, espacial, cultural, tecnológica e política). O trabalhabo publicado pelos José C. Barbieri e Allene C. Lage está estruturado em três grandes eixos, a saber:

O primeiro consiste na apresentação sucinta do desdobramento histórico e as dimensões do desenvolvimento sustentável. Ressaltando a importância da gestão integrada dos recursos naturais; a criação de novos mecanismos no setor produtivo, integrado e de base local; atendimento as necessidades essenciais da sociedade; ampliação da infra-estrutura e a desconcentração das atividades econômicas do centro urbano; preservação da diversidade cultural local; desenvolvimento tecnológico que considere as demandas da sociedade local; e a criação de condições para a participação efetiva da sociedade civil, no planejamento e controle social das políticas públicas.

No segundo eixo temos a descrição do Parque Eólico modelo do Mucuripe, no estado do Ceará, ressaltando que a experiência serviu de comprovação da “viabilidade da produção de energia em escala comercial e da disponibilidade na rede elétrica sem causar problemas no sistema elétrico”. Comparada a outras alternativas de geração nessa região, a eólica oferece condições econômicas competitivas.

No último eixo do trabalho são apresentadas análises do projeto nos parâmetros das dimensões da sustentabilidade. Destacando questões como: rota migratória de pássaros; deslocamento de populações nativas; remanejamentos de fauna e flora; preço da energia a curto e longo prazo; alternativa as regiões mais carentes; incremento na infra-estrutura nas zonas rurais; “a relação do vento com a vida cotidiana e social dos cearenses”; projetos culturais e sociais; a interação ciência tecnologia e sociedade; e a participação social no planejamento e acompanhamento das políticas públicas.

A carência de metodologias de análises de projetos orientados para o desenvolvimento sustentável, aliada ao pensamento imediatista – curto prazo, político eleitoreiro, mecanicista, foco no retorno financeiro, limita a produção de um olhar abrangente que considere a questão energética na suas várias dimensões.

A partir dessa análise o autor sugere a necessidade e a funcionalidade da aplicação das dimensões da sustentabilidade como critérios de avaliação de projetos com o perfil de sustentabilidade.

A temática de uma matriz energética sustentável nos impele a pensar além da dimensão econômica, incluindo necessidades, no caso específico do Brasil, como reforma agrária, reestruturação industrial, a urbanização, mudanças no padrão tecnológico, dentre outros elementos. Um fator fundamental é a produção de uma política energética brasileira que seja o denominador comum de um processo de planejamento estratégico orientado para os interesses da sociedade brasileira em detrimento da visão mercadológica de curto prazo.

Referência bibliográfica:
LAGE, Allene C.; BARBIERI, José C. Avaliação de projetos para o desenvolvimento sustentável: Uma análise do projeto de Energia Eólica do estado do Ceará com base nas dimensões da sustentabilidade.

Prof. Fabrizio de Almeida Ribeiro
http://fabrizioribeiro.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário