quarta-feira, 8 de julho de 2009

Seminário de Educação no Campo




Nos dias 07 a 09 de Junho de 2009 realizou-se o Seminário Final de Educação no Campo organizado pela Universidade Estadual de Goiás – UEG, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA e Fundação Universitária do Cerrado – FUNCER através do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA. Estava presente varias lideranças dos movimentos sociais, representante da UEG, Secretaria Municipal de Educação Ciência e Tecnologia e do PRONERA.

O PRONERA tem como objetivo principal a alfabetização de jovens e adultos em assentamentos da Reforma Agrária. Tal evento é destinado aos professores dos assentamentos com oficinas pedagógicas e palestras sobre os direitos sociais dos trabalhadores rurais, Criminalização dos Movimentos Sociais e a Questão da Terra em Goiás: latifúndio – camponês - agricultura familiar.

Através do método de ensino de Paulo Freire as oficinas foram desenvolvidas instigando os professores a utilizarem este método que consiste em uma alfabetização pela conscientização. O processo proposto por Paulo Freire inicia-se pelo levantamento do universo vocabular dos alunos através de conversas informais para a escolha das palavras que farão parte do programa. Desta forma o ensino terá significado por ocorrer através da realidade do aluno que é parte integrante e sujeito criador de sentido cultural, de subjetividade-identidade, de significação de cidadania e não apenas receptores de conteúdos, através de técnicas e procedimentos tradicionais.


2 comentários:

  1. Gosto do blog,mostra e divulga o melhor do país
    Abrs

    ResponderExcluir
  2. Isso é só o começo, moça.
    Fabrizio

    ResponderExcluir