quinta-feira, 5 de agosto de 2010

IPCC

IPCC é o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, um órgão da Organização das Nações Unidas que nasceu em 1988 com o objetivo de avaliar e monitorar o clima mundial e suas alterações.
Composto por 130 países, o trabalho é realizado em 4 etapas e produzido por 3 grupos de trabalho. O primeiro é responsável pelo primeiro capítulo, que reúne evidencias científicas de que a mudança climática se deve a ação do homem, o segundo trata das conseqüências da mudança climática para o meio ambiente e para a saúde humana, o terceiro estuda maneiras de combater a mudança climática e prover alternativas de adaptação das populações e o quarto capítulo sintetiza as conclusões dos anteriores.
Em 2007 foi divulgado o primeiro relatório sobre mudanças climáticas se tornando este órgão referencia neste assunto. Outros relatórios foram lançados em 1990 quando foi criado a Convenção Quadro das Nações Unidas para Mudanças do Clima, em 1995 cujas discussões resultaram na adoção do Protocolo de Kyoto dois anos depois, em 2001 quando os cientistas afirmaram que as mudanças climáticas tinham 66% de chance de estar sendo provocada pela ação humana e em 2007 quando essa estimativa passou a ser de 90%.
O IPCC, no entanto concluiu que provavelmente o maior culpado pelas mudanças climáticas é o homem através da emissão de gases de efeito estufa. Deste modo os cientistas afirmam que até o final do século a temperatura irá aumentar entre 1,8ºC e 4ºC, 1/3 das espécies do mundo estará ameaço de desaparecer, as calotas polares irão derreter e o nível do mar irá elevar entre 18 cm e 58cm até 2.100 aumentando o número de refugiados ambientais e 1 bilhão de pessoas ficarão sem água potável.
A solução apontada pelo IPCC é que as emissões de gases de efeito estufa (GEE) devem ser reduzidas em quantidade significativa até 2.030.

Nenhum comentário:

Postar um comentário