domingo, 14 de junho de 2009

Saneamento ambiental e saúde pública

Segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS, saneamento é o controle de todos os fatores do meio físico do homem, que exercem ou podem exercer efeitos nocivos sobre seu bem estar físico, mental e social. E para promover este bem estar, o saneamento constitui em um conjunto de ações sobre o meio ambiente físico de controle ambiental que são:
- abastecimento de água
- coleta e tratamento de esgoto
- coleta, tratamento e disposição final de resíduos sólidos
- drenagem pluvial
- controle de vetores.
No entanto devido a esta importância sócio ambiental o conceito de saneamento básico vem sendo alterado para saneamento ambiental a seguir descrito:

Saneamento ambiental: é o conjunto de ações socioeconômicas que tem por objetivo alcançar um meio ambiente menos degradado, por meio de abastecimento de água potável, coleta, tratamento e disposição sanitária de resíduos sólidos, liquidos e gasosos, promoção da disciplina sanitária do uso do solo, drenagem urbana, controle de doenças transmissíveis e demais serviços e obras especializadas, com a finalidade de proteger e melhorar as condições de vida rural e urbana.
Luciane Puglisi Marreto

Um comentário:

  1. Luciane, é isso aí... estou gostando de ver e ler, rssss. Vai uma sugestão para postagem: informações básicas sobre as nascentes de Anápolis. Abraços

    ResponderExcluir