Pescas e Oceanos do Canadá (DFO) é o órgão federal responsável pela gestão da caça as focas no Canadá.
As focas são um valioso recurso natural, e a sua caça é um pilar econômico para numerosas comunidades rurais nas costa atlântica do Canadá, Quebec e do Norte. Como uma tradição secular, a caça de focas do Canadá apoia muitas famílias costeiras que podem derivar tanto quanto 35% do seu rendimento anual a partir desta prática.
Segundo informações da DFO a população atual de focas em 2010 foi cerca de 9 milhoes de animais, correspondendo quase a quatro vezes o que era na década de 1970.
Justificativas para a intensa matança das focas:
-Controle de natalidade (anualmente nescem 1 milhao de filhotes)
-As focas consomem grandes quantidades de diversos tipos de peixe
-Indústria farmaceutica (produção de capsulas de óleo de foca – rico em omega 3)
-Medicina – as válvulas cardíacas da foca da Groelândia são superiores as atualmente utilizadas nos transplantes de válvulas do coração em seres humanos.
-Industria alimentícia – a carne possui alto valor comercial
A organização Arca Brasil publicou em março de 2006 que o aumento intenso de focas no Canadá se deve a um desequilibrio ambiental existente no local. A quantidade de ursos polares (predatores naturais das focas) foi reduzida drasticamente, desse modo a quantidade de focas aumentou. Como consequencia o numero de peixes diminuiu drasticamente, principalmente o bacalhau do Atlântico Norte que vem sendo consumido pelas focas em números insustentáveis.
Segundo uma publicação do BBC Brasil.com os ursos polares estão em risco por causa das mudanças climáticas, mas não estão ameaçados de extinção iminente. Mas um plano de administração para a população de ursos polares do Canadá não será exigido até 2014, quando alguns cientistas acreditam que a camada de gelo do Ártico terá desaparecido completamente.
Agora, caro leitor, estamos diante de um “trilema”: ursos x focas x bacalhau.
Alguns podem dizer: "Está certo, as focas devem ser sacrificadas para resolver o problema do desequilíbrio ambiental e ainda gerar renda para a comunidade local".
Outros vão dizer: "Temos que salvar os ursos".
Outros: "No mundo o desequilíbrio e todos os problemas ambientais são por causa da falta de predadores naturais do ser humano".
"Que os dinossauros não deveriam ter sido dizimados, que talvez fosse a única forma de controlar a quantidade de seres humanos no planeta".
E você, o que acha?
Referências:
ARCA BRASIL
BBC BRASIL
Nenhum comentário:
Postar um comentário