O crescente consumo de embalagens Pet (Politereftalato de Etileno) no Brasil foi o que motivou o desenvolviemtno dessa tecnologia que transforma embalagens de garrafa Pet e fios e cordas. Com o produto final, é possivel manufaturar cerdas de escovas e vassouras, varal doméstico, assentos, encostos de cadeiras, cestos, esteiras de praia, peças de decoraçao como luminárias, cortinas, entre outros. Quando descartados, esses produtos ingressam novamente no ciclo da reciclagem de plástico.
A garrafa Pet, matéria-prima para esse processo, é obtida a partir da triagem, lavagem e corte do plástico para posteriormente ser transformado em fios e cordões que podem ser amplamente empregados em substituiçõ ao polipropileno, atualmente empregado na produção de cordas para amarração. O didferencial dessa tecnologia, em relaçao às atividades artesanais semelhantes de reaproveitamento de Pet,é o baixo custo e produção em escala industrial.
As principais vantagensda podução de fios e cordas de Pet são:
*Geração e aumento de renda para as cooperativas de reciclagem;
*Colaboração para aumento da vida útil de aterros e lixões;
*Diminuição do uso de recursos naturais;
*Diminuição do uso de recursos naturais;
*Realização de programas de educação ambiental em escolas e comunidades;
*Economia de água e energia, considerado que o material não necessita de transformação química;
*Economia de água e energia, considerado que o material não necessita de transformação química;
*Comercialização de produtos sustentáveis;
*Incentivo à população para uma atitude responsável e cidadã.
Gostaria de saber se vcs possuem material para divulgação, mostrando a transformação da garrafa pet em fio para a indúustria têxtil. Trabalho com camiseta feita de pet e tenho dificuldades em mostrar o processo para os meus clientes.
ResponderExcluirObrigada,
Vanda
principioempresarial1@hotmail.com