sábado, 28 de novembro de 2009

Assine o Pacto de Sobrevivência!

Esta semana, o Presidente Nasheed – o líder de uma nação que, estando muito pouco acima do atual nível do mar está perante o risco muito real de extinção iminente devido à subida do nível das águas – fez um poderoso discurso em que apelou a um “pacto de sobrevivência”. Clique aqui para ler todo o discurso em inglês.

Agora, apenas um mês antes de irmos para Copenhague, temos de nos unir. Todos nós, desde Presidentes a políticos, a cientistas e cidadãos, temos de aproveitar este momento e levar este movimento pela sobrevivência um passo mais longe.

Será que você pode se juntar a este apelo à ação assinando o pacto de sobrevivência abaixo? Os membros da equipe da 350.org irão entregar os vossos nomes e mensagens para o Presidente Nasheed pessoalmente nas conversações de clima de Copenhague.

Assine aqui

Fonte: http://action.350.org/t/10168/l/por/p/dia/action/public/?action_KEY=1711

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Expresso Digital X Carbono Neutro


O nível atual de emissao de gás carbônico é o mais alto dos últimos 420 mil anos. Reduzir a emissão de gases de efeito estufa tornou-se um fator importantíssimo para a sobrevivência humana, pois são grandes responsáveis pelo aquecimento global que estão provocando intensas alterações ambientais.


Preocupados com as mudanças climáticas e suas consequencias, a Diretoria de Ciência e Tecnologia está implantando o programa carbono neutro em suas atividades e projetos. Ao final do curso de informática básico ministrado no Mercado Produtor através do Expresso Digital, serão plantadas 82 mudas de árvores que irão neutralizar as emissões de gás carbonico emitidos pelo processo de realização do curso.


Esse plantio será feito em parceria com a Diretoria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento que disponibilizará o espaço da Escola Agrícola do município de Anápolis para que sejam plantadas fruteiras nativas do cerrado.



Faça os cálculos de emissão de CO², através do link abaixo:


Ação Nacional

A Prefeitura de Anápolis, em parceria com a Polícia Federal e o Porto Seco Centro-Oeste realizaram no dia 12/11, no Parque JK, o 2º Plantio de Árvores Nativas do Programa Carbono Neutro. O evento contou com a presença do Prefeito Antônio Gomide, do Vice-Prefeito João Gomes, do Delegado Regional de Combate ao Crime Organizado da Polícia Federal, Emanuel Henrique de Oliveira, do Superintendente da Estação Aduaneira, Edson Tavares, entre outras autoridades.

Segundo o diretor de Meio Ambiente, Luiz Henrique Fonseca, o plantio faz parte do Programa Nacional de Neutralização e Redução das Emissões de Carbono resultantes das atividades da Polícia Federal. “Os técnicos da corporação fazem o levantamento da quantidade de carbono emitida pelas atividades da polícia e calculam quantas árvores são necessárias para compensar e repor ao meio ambiente. De acordo com este cálculo, em Anápolis são necessárias 300 mudas para este ano”, garantiu.

Professor Marcos Bonfim, Gestor do Programa Escola Viva; defensor constante do Meio Ambiente, profere palestras sobre o “Aquecimento Global”, nas Escolas do Município e atua semanalmente na distribuição de mudas de árvores do Cerrado, nas Edições dominicais do Programa Escola Viva. O Programa Escola Viva ofertou aos alunos estruturas de lazer.
Durante a execução do Programa Carbono Neutro, a Secretaria Municipal de Educação, recebeu da Polícia Federal, o Certificado de participação e atuação nos dois anos do Programa. A Professora Eucárice Cabó, representando a Secretária Vírginia Maria Pereira de Melo, recebe das mãos do Dr. Santos da Polícia Federal o Certificado.

Equipe que presenteia nosso Município com grandes projetos: Luciane, Eucárice e Fabrízio da Diretoria de Ciência e Tecnologia, juntamente com o Vice prefeito João Gomes.


Fonte: http://semect.wordpress.com