sábado, 31 de outubro de 2009

Concurso Saco de Idéias

O Concurso Saco de Ideias é uma iniciativa do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente que pretende sensibilizar e conscientizar a população brasileira para o consumo consciente de embalagens e sacolas plásticas. A ação conta com o apoio do Ministério do Meio Ambiente e com patrocínio Carrefour.

Segundo dados da Associação Brasileira de Supermercados, o Brasil consome 12 bilhões de sacolas plásticas por ano. Um dos grandes problemas decorrentes do uso indiscriminado de sacolinhas é o seu descarte incorreto. Além de poluírem rios, lagos e mares, as sacolas descartadas incorretamente entopem bueiros e provocam enchentes.

Ao mesmo tempo, em todo o país, surgem exemplos de uso consciente das sacolas plásticas. Brasileiros que descobriram que repensar o uso das sacolinhas pode ter impactos significativos para a sustentabilidade da vida no Planeta.

Nesse sentido, o concurso pretende compartilhar iniciativas dos brasileiros, para que as reflexões e práticas de uns possam inspirar muitos outros.

Câmera, luz e ação. Mostre em vídeo de até 1 minuto “O que fazer para reciclar, reutilizar, recusar ou reduzir o uso de sacolas plásticas?"
O Concurso Saco de Ideias é parte da campanha do Ministério do Meio Ambiente Saco é um Saco

Fonte: http://www.sacodeideias.com.br/oconcurso

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Projeto Coleta Óleo nas Escolas


A Prefeitura Municipal de Anápolis, por iniciativa das Diretorias de Ciência e Tecnologia, Meio Ambiente e Cultura, lançou nesta terça-feira, 27, o programa Recolhimento de Óleo de Fritura Usado, na Escola Municipal Maria Aparecida Gebrim, no Bairro São Joaquim. O trabalho será realizado em algumas unidades escolares do município em parceria com a Granol.

O evento contou com a presença do prefeito Antônio Gomide, dos secretários municipais, Virgínia Pereira de Melo (Educação), e Mozart Soares Filho (Desenvolvimento Econômico), dos diretores Fabrizio Ribeiro (Ciência e Tecnologia) e Luiz Henrique Fonseca (Meio Ambiente), do vereador Pedro Mariano (PP), do gerente geral da Granol em Anápolis, Paulo Sérgio Donato, entre outros.

Segundo o diretor de Meio Ambiente, para cada unidade escolar existe a parceria de uma ONG, que abraçou a causa e mobilizará a comunidade de forma a atingir as metas propostas. Ele contou que para os participantes, o grande incentivo são as premiações. “O maior prêmio equivalente a 300 litros de óleo usado, vale uma bicicleta. Outras premiações menores serão distribuídas quinzenalmente através de sorteio. A Granol está subsidiando esta iniciativa com o patrocínio de brindes, além do transporte oferecido para o recolhimento do material arrecadado para a fabricação do biocombustível”, disse Luiz Henrique Fonseca.

A responsável pela pasta de Educação, Virgínia Pereira Melo, afirmou que o trabalho será realizado primordialmente em escolas pilotos, previamente definidas. São elas, Alfredo Jacomossi - Vila Norte, Deputado José de Assis - Bairro de Lourdes, João Luiz de Oliveira - Cidade Jardim e Raymundo Paulo Hargreaves - Bairro Santo Antônio.

Também participam do projeto as seguintes ONGs: Epabarrus, Guardiões do Cerrado, Eco do Futuro e Vida Verde, além de universitários do Curso de Gestão Ambiental da Faculdade Católica de Anápolis.

domingo, 25 de outubro de 2009

Água - em alguns lugares ela já não existe mais


Dois sudaneses bebem água do pântano com tubos plasticos, especialmente concebidos para este fim, com filtro para filtrar as larvas flutuanes responsáveis pela enfermidade da lombriga Guiné.
O programa distribuiu milhoes de tubos e já conseguiu reduzir em 70% esta enfermidade debilitante.




As águas do delta do rio Níger são usadas para defecar, tomar banho, pescar e despejar o lixo




VALORIZE A ÁGUA

Mini PAIS - Salão de Ciência e Tecnologia


No dia 23 de Outubro de 2009 foi realizado o Salão de Ciência e Tecnologia promovido pela Diretoria Municipal de Ciência e Tecnologia. O evento contou com a parceria do Sebrae na montagem do Mini PAIS (Produção Agroecólogia Integrada e Sutentável) no Centro Administrativo da Prefeitura Municipal de Anápolis e contou com a presença de autoridades como o Prefeito Antonio Roberto Gomides, o vice prefeito João Gomes que ajudou patrocinando parte do Kit PAIS, o diretor de Agricultura Alvaro que acompanhou e contribuiu com a construção do mini PAIS e o diretor de Ciência e Tecnologia Fabrizio de Almeida Ribeiro que organizou e promoveu o evento.



O PAIS está sendo montado nas 5 escolas rurais do municipio de Anápolis e na escola agrícola pela Secretaria Municipal de Educação Ciência e Tecnologia e apoio técnico da Diretoria de Agricultura. O PAIS é uma forma de agricultura sustentável pois é uma produção organica que utiliza o método de irrigação por gotejamento.



Ver noticia completa no site: http://www.anapolis.go.gov.br/ , http://www.anapolis.go.gov.br/cienciaetecnologia/ , http://semect.wordpress.com/ e www.semectambiental.blogspot.com

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

O maior dia de ação global pelo nosso planeta

Ao longo de 20 anos o mundo conseguiu fazer muito pouco em relação ao maior problema que alguma vez enfrentou. Dentro de cinco dias, podemos finalmente começar - mas só com a sua ajuda.

Tudo indica que o Dia Internacional de Ação Climática neste sábado 24 de Outubro será o mais abrangente dia de ação ambientalista que este planeta alguma vez viu - estamos esperando mais de 3.700 eventos em 170 países. Há algo acontecendo perto de você - se não sabe bem o quê, clique aqui para descobrir rápida e facilmente.

As pessoas em todas estas aldeias e cidades por todo o mundo vão estar dizendo a mesma coisa: a ciência nos diz que não poderemos ter mais de 350 partes por milhão de CO2 na atmosfera se queremos um planeta como este em que nascemos. Parece complicado, mas não é - 350 é o limite para a vida na Terra.

E para o entusiasmar, veja só este poderoso vídeo que chegou dos nossos amigos nas Maldivas no final da semana passada:



Mesmo se você não perceber inglês (ou maldivo) vai fazer sentido - lembre-se apenas que este é um país que vai literalmente desaparecer se não conseguirmos resolver a crise climática.

Fonte: http://www.350.org/pt/o-plano-24-de-outubro