sexta-feira, 24 de julho de 2009

Quanto vale a nossa diversão?






Lamartine dizia que "entre a brutalidade para com o animal e a crueldade para com o homem a uma só diferença: A vítima". A falta de espaço físico, movimentos repetitivos causam sérios problemas patológicos aos animais de circo, além de serem treinados com muita brutalidade. A diversão vem ao assistir animais sendo ridicularizados como ursos em bicicletas ou cães jogando futebol, vendo animais em zoológicos que muitas vezes estão estressados por serem expostos o dia todo em espaços que muitas vezes mal suporta seu tamanho físico.

No dia 23 deste mês um elefante foi apreendido em um sítio de Limeira e levado ao Parque Ecológico de Leme. O animal de 50 anos era mantido em cativeiro acorrentado em um pequeno espaço protegido por uma cerca elétrica em meio à sujeira. Bambi como é chamada pertencia a um circo e foi levada ao sítio porque segundo o proprietário muitas cidades proibiram animais sendo apresentados nos picadeiros. Documentação comprovando a autorização do Ibama não foi apresentado e o dono do circo vai responder pelo crime de maus tratos e a pena pode chegar a um ano de prisão.
Outro caso recente foi à morte de sete animais este ano no zoológico de Goiânia que provocou a interdição temporária do zoológico e todos os 600 animais que vivem no local serão submetidos a exames.

Causa da morte dos animais:
-Leão - Tumor hepático
-Onça pintada - anestesiada para um tratamento dentário, teve parada cardiorrespiratória. Tinha insuficiência cardíaca e renal
-Hipopótamo macho - Teve uma lesão na pata que evoluiu para um infecção generalizada
-Hipopótamo fêmea Após a morte do companheiro, se isolou e não se alimentava mais. Tinha tumor mamário
-Tamanduá-bandeira - Edema pulmonar
-Jacaré-açu - Ferimentos internos causados por anzol
-Girafa - Morte ainda sob investigação. Sabe-se que ela tinha anemia

O diretor do zoológico afirmou que o espaço passará por adequações físicas solicitadas pelo Ministério Público Estadual, pois em Abril o MPE e o Ibama fizeram uma vistoria no zoológico e constataram algumas irregularidades, dentre as quais a presença de ratos, pombos e urubus.
Maus tratos a animais são constantes e chocantes em todo o mundo. Em Agosto passado 2 chimpanzés foram apreendidos, ambos com os dentes e os testículos arrancados, com marcas de correntes no pescoço e com estress crônico.
Não podemos apoiar estes estabelecimentos, devemos explicar as nossas crianças que cada ser vivo quer ser livre e apontar a importância e os valores da liberdade.

Segundo Pythagoras, os animais dividem conosco o privilégio de terem uma alma. Somos todos criaturas divinas que merecem respeito, admiração, cuidado, amor, proteção...



sexta-feira, 17 de julho de 2009

Empresa Embalo investe em projetos de educação ambiental



A ONG EPA BARRUS, em parceria com a Base Aérea de Anápolis, e a Secretaria Municipal de Educação Ciência e Tecnologia de Anápolis recebe apoio da Empresa Embalo Embalagens em ações de educação ambiental para incentivar a formação de uma nova geração preocupada com as questões ambientais. Para o dia dos Portões Abertos da Base Aérea de Anápolis será distribuído mais de 6000 marcadores de pagina com imagens do cerrado impressos em papel reciclado patrocinado pela empresa Embalo com o intuito de divulgar as belezas naturais existentes no Bioma Cerrado valorizando desta forma a rica biodiversidade existente em nosso estado e despertar na população Anapolina a responsabilidade pela preservação do nosso Bioma.

A Embalo Embalagens é uma empresa nacional situada no município de Anápolis a cerca de 60 km de distancia de Goiânia fundada em Dezembro de 1974 e tem atuado no mercado de embalagens flexíveis e com grande preocupação com as questões ambientais.

terça-feira, 14 de julho de 2009

A autodepuração dos cursos d’água



Um corpo d’água poluído por lançamentos de matéria orgânica biodegradável pode sofrer um processo de recuperação denominado de autodepuração que é realizada por meio de processos físicos (diluição, sedimentação), químicos (oxidação) e biológicos. A decomposição da matéria orgânica corresponde, portanto, a um processo biológico integrante do fenômeno da autodepuração por um processo de decomposição através de microorganismos aeróbios causando um decréscimo nas concentrações de oxigênio dissolvido na água devido à respiração dos microorganismos decompositores. Tal processo é completada com a reposição, pela reaeração, deste oxigênio consumido.
O processo de autodepuração pode ser dividido em duas etapas:
1º Decomposição
A quantidade de oxigênio dissolvido na água necessária para a decomposição da matéria orgânica é chamada de Demanda Bioquímica de Oxigênio – DBO. Em outras palavras o oxigênio dissolvido vai ser consumido pelos microorganismos diminuindo a quantidade do oxigênio pela digestão da matéria orgânica. Conhecendo a DBO , pode-se determinar o impacto existente ou não no corpo hídrico.
2º Recuperação de oxigênio dissolvido ou reaeração
A existência de turbulências na água é uma forma de dissolver o oxigênio consumido pelos microorganismos.
As duas etapas ocorrem simultaneamente e aliadas a outras variáveis como a vazão do rio são responsáveis pelo processo de autodepuração de um corpo hídrico.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Seminário de Educação no Campo




Nos dias 07 a 09 de Junho de 2009 realizou-se o Seminário Final de Educação no Campo organizado pela Universidade Estadual de Goiás – UEG, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA e Fundação Universitária do Cerrado – FUNCER através do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA. Estava presente varias lideranças dos movimentos sociais, representante da UEG, Secretaria Municipal de Educação Ciência e Tecnologia e do PRONERA.

O PRONERA tem como objetivo principal a alfabetização de jovens e adultos em assentamentos da Reforma Agrária. Tal evento é destinado aos professores dos assentamentos com oficinas pedagógicas e palestras sobre os direitos sociais dos trabalhadores rurais, Criminalização dos Movimentos Sociais e a Questão da Terra em Goiás: latifúndio – camponês - agricultura familiar.

Através do método de ensino de Paulo Freire as oficinas foram desenvolvidas instigando os professores a utilizarem este método que consiste em uma alfabetização pela conscientização. O processo proposto por Paulo Freire inicia-se pelo levantamento do universo vocabular dos alunos através de conversas informais para a escolha das palavras que farão parte do programa. Desta forma o ensino terá significado por ocorrer através da realidade do aluno que é parte integrante e sujeito criador de sentido cultural, de subjetividade-identidade, de significação de cidadania e não apenas receptores de conteúdos, através de técnicas e procedimentos tradicionais.


Tecnologia Social PAIS


A Secretaria de Educação Ciência e Tecnologia em parceria com a Diretoria de Agricultura, de Meio Ambiente e Secretaria de Desenvolvimento Social tem movido ações para a implantação da Tecnologia Social PAIS que consiste em uma produção agroecológica integrada e sustentável a ser implantada nas 4 escolas rurais e na Escola Agrícola do município de Anápolis. No dia 03/07 houve uma reunião no SEBRAE de Goiânia para debater sobre a implantação do PAIS alem de visitar uma planta demonstrativa no local.
A Tecnologia Social PAIS reúne técnicas simples de produção agroecológica e de promoção do desenvolvimento sustentável. O modelo já é utilizado em mais de 1000 lotes em vários Estados do País e é destinado, principalmente, a agricultores familiares de baixa renda. O grande diferencial do PAIS, em relação a outras técnicas, está na produção de alimentos mais saudáveis, sem o uso de agrotóxicos, com o aproveitamento rentável dos recursos de solo e água, alem de ser montada em forma circular para facilitar o acompanhamento da produção e o sistema de irrigação.